Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes sobre micropigmentação

 

1- O que é micropigmentação?

 

É a técnica de pigmentação estética da pele em busca de traços perfeitos e harmoniosos para o embelezamento. Uma forma de definir as sobrancelhas, olhos, lábios ou disfarçar algumas imperfeições, baseado nos princípios que o resultado da maquiagem proporciona, sendo que de forma mais duradoura.

O recurso da micropigmentação acabou tornando-se também um aliado as cirurgias plásticas e procedimentos médicos dividindo-se em Paramédica que corrige e ameniza os desconfortos estéticos acertando falhas, calvícies, camuflando vitiligo, cicatrizes, imperfeições ou a falta de mamilos e aréolas mamárias decorrentes de cirurgias.

 

2- Maquiagem Definitiva, Micropigmentação, Dermopigmentação ou Maquiagem Semi-definitiva?


Todos estes termos referem-se aos mesmos procedimentos, porém a Maquiagem Definitiva está caindo em desuso, os outros originou-se dela pela evolução da técnica.

O princípio é o mesmo a pigmentação da pele em benefício da estética, porém agora não se atinge mais a camada produnda da derme. A tinta é inserida na camada mais superficial da derme, a derme papilar. Não tem infinita duração, não é mais definitiva e os equipamentos são diferentes, pois antes eram os mesmos usados para fazer tatuagens, e os pigmentos agora específicos. Hoje em dia há formação técnica e profissionais especializados para esta área de atuação.

 

3- Qual a diferença da Tatuagem para a Micropigmentação?

 

A Micropigmentação é feita mais superficialmente atingindo sempre a primeira camada da derme, onde acontece a renovação celular mais frequentemente, sendo assim a micro vai apagando gradativamente, por isso ela não é definitiva.

A Tatuagem atinge a camada mais profunda da derme onde a renovação celular acontece mais devagar, sendo assim a tatuagem é definitiva. 

 

4- A Maquiagem definitiva pode ser considerada como Tatuagem?

 

Sim. A Maquiagem definitiva é a tatuagem usada para maquiar o rosto e caiu em desuso dando lugar a micropigmentação ou dermopigmentaçao.

 

5- Já que a Maquiagem Definitiva é permanente, por que fazer a Micropigmentação que tem menos durabilidade?

A micropigmentação não dura tanto tempo como a tatuagem, ela tem uma média de duração na pele de um a dois anos o que é que ótimo! Com o tempo a nossa pele passa pelo processo natural de envelhecimento com a perda de elasticidade, tonicidade e sustentação dos músculos e massa óssea. Aparecem as rugas e as pálpebras tendem a ficarem caídas, as sobrancelhas podem perder pelos, o desenho fica assimétrico e elas tendem a descer junto com a musculatura. Pelo fato de a micropigmentação não ser permanente, há a possibilidade de um redesenho e adequação caso necessário.

 Além disso, tatuagem deixa os resultados muitos escuros e traços muito pesados. A cor tende a degradar para sobrancelhas avermelhadas, azuladas, esverdeadas, arroxeadas, acinzentadas praticamente impossíveis de reparar. Os equipamentos de tatuagem são mais agressivos já o de micropigmentação são mais delicados, os resultados são mais naturais.

 


6- Quanto tempo pode durar a Micropigmentação?


A maquiagem semi definitiva pode durar de um a dois anos. 

7- É preciso fazer retoque?

 

É preciso retornar em 40 dias após o primeiro procedimento para rever a cor, o desenho, a fixação, se ficou alguma falha em resultado do processo de cicatrização, pode haver a necessidade de retocar.

 

8- Há algum risco na Micropigmentação?

 

Se feita por profissional especializado responsável e competente que zela por todos os detalhes como técnicas, higiene, equipamentos, anamnese bem feita. Estando o cliente saudável, os riscos são mínimos, praticamente inexistentes.

 

9- Por que devemos pesquisar muito bem sobre o profissional?

 

Há muitas irregularidades por aí, como: Os que se dizem profissionais mas utilizam pigmentos e dermógrafos sem registro na ANVISA, reaproveitam materiais como agulhas. Que no lugar de uma micropigmentação imprimem uma tatuagem em seus clientes por não terem conhecimento da técnica correta.

Há muitos detalhes importantíssimos a serem observados, como a altura da agulha, o peso da mão, a profundidade da implantação da tinta, a habilidade com desenhos, coordenação motora, qualidade dos materiais e produtos utilizados, conhecimento das técnicas, tem que entender muito bem de colorimetria para que as sobrancelhas não fiquem avermelhadas, arroxeadas, esverdeadas, azuladas ou acinzentadas e sim um castanho mais natural possível. Pesquise bastante sobre o profissional.

 

10- Quanto tempo demora um procedimento de Micropigmentação?


Em média de 2 a 3 horas. Desde a chegada da Cliente, a decisão do design ao fim do procedimento.

 

11- Dói para fazer a Micropigmentação?

 

O procedimento é praticamente indolor quando o profissional implanta a tinta na camada certa da pele, onde a sensibilidade é menor e não há sangramentos.  

 

12- Qualquer pessoa pode fazer a Micropigmentação?

 

Há algumas restrições por exemplo: Grávidas e lactantes não podem passar pelo procedimento de micropigmentação. Cancer, hepatite, hemofilia, diabetes, doenças imunológicas, só pode ser feita com autorização médica. Não se faz delineado nos olhos em pessoas com glaucoma.

 

13- Homens também fazem Micropigmentação?

 

Sim. Os homens também são vaidosos. Cada vez mais estão aderindo a micro, pois ela pode, por exemplo, encobrir as falhas das sobrancelhas; com a técnica fio a fio, o resultado é muito natural.

Existe também a micro capilar para disfarçar a calvície. Embora não seja só destinada aos homens, mas são maiores as quantidades de homens calvos que mulheres.

 

14- Posso usar batom depois de ter feito a Micropigmentação nos lábios?


Logo após o procedimento você não pode usar batom. É preciso esperar o tempo de cicatrização.

Após este período, pode.

A coloração escolhida para definir os lábios, não te impede de você se adaptar as diferentes ocasiões. Você pode sim passar o batom, que ele vai aparecer naturalmente sobrepondo-se a Micropigementação nas  horas em que você desejar variar a cor dos teus lábios.

 

15- Quem tem herpes pode fazer contorno labial?

 

Uma pigmentação neste local pode desencadear uma reação viral e uma cicatrização difícil e dolorida, além de correr o risco do pigmento sair.

O portador precisa estar medicado. É importante uma autorização médica para se fazer o procedimento.

 

16- Posso fazer delineado nos olhos estilo "Gatinho"com a Micropigmentação?

 

Sim, mas há limites a serem respeitados na micropigmentação. O profissional responsável deve estar habilitado a chegar um consenso de equilíbrio e as limitações dos procedimentos. Não se pode pigmentar a área onde se localiza o canal lacrimal, para que não haja migração do pigmento.

É possível estender um pouco do traçado na parte superior, mas com moderação, sempre tendo em mente que esta é uma região muito sensível.

 

17- Quais os cuidados a ser tomados após a Micropigmenação?

 

Logo após o procedimento não molhar por 48h, deve-se evitar o sol, banho de mar, piscina, sauna, algumas comidas como frutos do mar, carne de porco, não coçar, não tirar as casquinhas, e deve-se passar pomada cicatrizante indicada pelo profissional.

 

18- É possível corrigir erros de trabalhos feitos por quem se dizia profissional?

 

Se for uma micropigmentação há como fazer a neutralização das cores indesejadas que se degradaram para o laranja, verde, azul, roxo, vermelho cinza e se chegar ao marrom natural. A despigmentação também pode ser feita e a correção de simetria.

Mas se for tatuagem, é preciso procurar um médico especialista para analisar o caso. A tatuagem é de difícil remoção.

 

19- Como é o processo da Micropigmentação?

 

1- Ao chegar no Estúdio, há uma conversa sobre o desejo do cliente e explicação sobre o procedimento mento.

2- E feito o preenchimento da ficha de anamnese, ou seja, são colhidas as informações do estado de saúde geral para ver se há algum impedimento, para que se possa dar prosseguimento a execução do procedimento.

3- Estando apto a fazer a micro, o design é iniciado. 

4- Em seguida o cliente faz a aprovação do design. O procedimento só é iniciando depois da aprovação.

5- É escolhido a cor do pigmento,

6- abertura da embalagem da agulha é feita na frente do cliente e incia-se a Micropigmentação.

7- O cliente recebe as orientações verbais e por escrito de como proceder durante o período de cicatrização.

8- É necessário retornar ao Estúdio em 40 dias para ver a necessidade de retoque.